Evento em Brasília abre a série de ações preparatórias do Sistema Sebrae para a COP 30, prevista para ocorrer em novembro em Belém (PA)
Por ABNOR GONDIM
Especial para o AGRODF
7 maio de 2025
Brasília (DF) — O papel crucial das micro e pequenas empresas na construção de um futuro resiliente diante das extremidades climáticas será o foco central da sexta edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), que acontece nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília. Organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), o evento marca o pontapé inicial das ações do Sistema Sebrae com vistas à Conferência das Partes (COP-30), agendada para novembro em Belém (PA).
Pioneiro na discussão sobre a atuação das micro e pequenas empresas no enfrentamento das mudanças climáticas, o Ciclos reunirá especialistas e líderes para debater temas urgentes como adaptação climática, financiamento verde, estratégias de mitigação de emissões de carbono e compensação da pegada ecológica. O Congresso, sediado no auditório do Sebrae Nacional, terá transmissão simultânea pelo canal do YouTube do CSS, ampliando o alcance das discussões.
Especialistas
Nomes de peso como o renomado cientista José Antonio Marengo Orsini, membro da Academia Brasileira de Ciências, e Linda Murasawa, diretora da Fractal Consultoria e especialista em financiamento climático, farão parte do time de palestrantes. O evento também contará com a participação de Pedro Prata, gerente de políticas e instituições para a América Latina da Fundação Ellen McArthur, e Carla Tennenbaum, fundadora da Ideia Circular, enriquecendo os painéis de debate com suas perspectivas inovadoras.
Oportunidades
André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, enfatiza a relevância do Ciclos neste momento estratégico, antecedendo a COP-30 no Brasil. “Este Congresso é mais que um evento, é um chamado à ação. Os pequenos negócios brasileiros precisam assumir um papel de liderança na agenda climática, impulsionados não apenas pela responsabilidade ambiental, mas também pelas vastas oportunidades de inovação e crescimento na nova economia verde”, declara o diretor. Ele ressalta o compromisso do Sebrae em preparar os empreendedores para as demandas globais, fortalecendo sua capacidade de adaptação e sua contribuição para um futuro mais sustentável.
Patrícia Pedrotti, gerente do CSS, destaca o papel do Ciclos em fortalecer o diálogo sobre sustentabilidade no país. “Nosso objetivo é capacitar e sensibilizar os empresários, especialmente das micro e pequenas empresas, para que se alinhem às exigências climáticas globais e nacionais, promovendo a resiliência de seus negócios e a transição para uma economia de baixo carbono”, afirma a gerente.
Agenda da COP
O Congresso Internacional de Sustentabilidade é a primeira de uma série de iniciativas do Sistema Sebrae em preparação para a COP-30. Estão previstos os seguintes eventos pelo Sistema Sebrae em preparação para a chegada da COP-30 no Brasil:
Inova Amazônia Summit – 21 a 23 de maio, em Macapá (AP);
StartUp Summit – 27 a 29 de agosto, em Florianópolis (SC);
Amazon Tech – 4 a 6 de setembro, em Boa Vista (RR);
Semana do Futuro – 17 a 19 de setembro, em Cuiabá (MT).
SERVIÇO
Os interessados em acompanhar as transmissões do Ciclos 2025 podem se cadastrar através do link: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/ciclos-2025.
A interação durante o evento será possível mediante inscrição no canal do YouTube do CSS: https://www.youtube.com/@sustentabilidadetv.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae Mato Grosso