A 5ª edição da Convenção Nacional do Sistema COFECI-CRECI (CONVENSI) reuniu, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, presidentes, diretores e conselheiros federais e regionais de todo o Brasil em Foz do Iguaçu (PR). O encontro foi realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e contou com uma intensa programação de palestras, oficinas e debates estratégicos sobre os rumos do mercado imobiliário e os desafios institucionais do Sistema.
Com mais de mil participantes e delegações dos 26 estados e do Distrito Federal, a CONVENSI é o maior encontro do Sistema COFECI-CRECI. Seu objetivo é trazer elementos concretos para a valorização da categoria, a modernização institucional e o fortalecimento da atuação profissional em todas as regiões do país.
A cerimônia de abertura teve como destaque a palestra do presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, que apresentou um panorama crítico sobre os desafios atuais do setor imobiliário. “Vivemos um momento de profundas transformações. A tecnologia, as novas exigências de governança e a crescente responsabilidade do corretor de imóveis como agente de legalidade e confiança exigem preparo, atualização constante e protagonismo institucional”, destacou.
Durante os três dias, os participantes puderam acompanhar conteúdos relevantes nas áreas de prevenção à lavagem de dinheiro, governança pública, compliance, licitação, transformação digital, fiscalização e inteligência artificial, entre outros temas fundamentais para o fortalecimento do Sistema.
As oficinas temáticas segmentadas por áreas técnicas permitiram o alinhamento de práticas, compartilhamento de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelos regionais. Comunicação, contabilidade, jurídico, fiscalização, tecnologia da informação e secretaria foram alguns dos eixos abordados.
O evento também contou com a presença de autoridades como o ministro do TCU Augusto Nardes, o professor Evaldo Bazeggio e o juiz Paulo Afonso, além de especialistas que contribuíram com painéis sobre inovação, integridade e governança.